sexta-feira, 16 de novembro de 2018

"A arte de saber ouvir!"

Em um mundo cheio de gente falante, cheias de achismos, que só sabem criticar e apontar o dedo, raras e abençoadas são aquelas que cultivam a arte de saber ouvir.
Vivemos em um mundo apressado, sem tempo para nada, preocupados com nossos próprios problemas, olhando para o próprio umbigo e raramente paramos para ouvir alguém.
Quando pedem um minuto de nossa atenção, somos rápidos a dizer que estamos com pressa, que não temos tempo, que temos uma reunião importante ou algo do tipo e quando não temos inventamos. Mesmo quando algumas vezes paramos para ouvir alguém, não ouvimos com total atenção, não ouvimos de verdade, ou por estarmos com o pensamento em outra coisa ou lugar ou por uma barreira chamada tecnologia, estamos sempre com os celulares nas mãos e muitas vezes ele tira nossa atenção.
Ouvir alguém, não é apenas com os ouvidos, mas com o coração e a alma.
Algumas vezes as pessoas não querem conselhos, palavras, pois palavras o vento e o esquecimento levam, são passageiras. O que elas precisam muitas vezes é apenas de alguém que as ouçam verdadeiramente e isso é raríssimo nos dias atuais.
Um bom ouvinte tem o poder de mudar o dia e mesmo a vida de alguém. Acredito que se soubéssemos ouvir mais e falar menos, o número de suicídios cometidos diariamente por depressão e ansiedade não cresceria tão assustadoramente como cresce atualmente.
Um simples gesto vale muito mais que mil palavras. Por que criticar, apontar o dedo ou dizer que não tem tempo? Por que não ouvir de verdade as pessoas e até salvar a vida delas?
Pode ter certeza que ao dominar a arte de ouvir você estará melhorando não apenas o dia da outra pessoa, mas o seu também, pois não há nada mais gratificante que saber que de alguma forma conseguimos ajudar alguém.
Faça a diferença na vida de alguém. Fale menos, julgue menos, critique menos. Ouça mais, seja mais atencioso, menos crítico, mais acolhedor, mais solidário, mais misericordioso. Simplesmente ouça, com os ouvidos, a alma e o coração. Ouvir é também uma forma acolher e amar. Ouça, acolha, ame e jamais critique.


(Nathalia Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário